Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O governo Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar a política adotada pelo governo Vargas, em relação aos países aliados e aos países do eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • Compreender os aspectos centrais da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
  • O governo Vargas no Brasil e a instauração do Estado Novo.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas;
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo;
  • Elaboração de esquema;
  • Debate;
  • Produção de painéis;
  • Seminário.

 

Recursos:

  • Laboratório de Informática, tablet, notebook;
  • Internet;
  • Power Point ou programa similar.

Módulo 1 - Retomada dos aspectos centrais relacionados à eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Para que seja possível discutir sobre a relação do governo de Getúlio Vargas com os países aliados e os países do eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e como foi a participação do Brasil na guerra, que é o objetivo central desta proposta, é preciso retomar/rememorar com os alunos, inicialmente, os aspectos centrais relacionados à eclosão e  ao desenvolvimento do conflito bélico, tema estudado anteriormente por eles. Assim, para iniciar as atividades deste módulo, proponha aos alunos a revisão do conteúdo, a partir das atividades indicadas:

Atividade 1

Leitura e interpretação de texto/resumo sobre a II Guerra Mundial

II Guerra Mundial

"A primeira guerra apenas preparou as nações para a grande guerra de 1939. Os países vencedores da primeira guerra adotaram um comportamento revanchista, principalmente a França em relação à Alemanha. Os vencidos não conseguiam se reerguer devido a indenizações que tinham que pagar e reparações devidas, o que levou a surgirem movimentos como o fascismo e o nazismo. Os tratados de paz só se mantiveram enquanto a França tinha a supremacia militar na Europa. A Sociedade das Nações não atingiu seus objetivos e com a crise de 1929, as coisas ainda se tornaram mais difíceis".

Texto disponível em Site Temático do Portal do Professor:

Link:  http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/ii-guerra-mundial/. Acesso em 19/05/2013

a. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:

  • As ideias centrais;
  • As dúvidas suscitadas pela leitura.

b. Antes da discussão coletiva do texto, os alunos devem encaminhar as dúvidas para o professor que deve organizá-las e agrupá-las para, em momento oportuno, discuti-las com os alunos.

c. Os alunos devem ser colocados em círculo para que façam a discussão do texto, a partir de suas anotações. As dúvidas, já organizadas, serão lidas pelo professor e discutidas por todo o grupo.

 

Atividade 2

Vídeos organizados pela National Geographic Channel: Redescobrindo a Segunda Guerra

Video National Geographic

http://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra. Acesso em 19/05/2013

Orientações para a atividade:

a.  O site disponibiliza vários vídeos relacionados à Segunda Guerra Mundial. Divida os alunos em duplas e proponha que cada dupla fique responsável por assistir dois vídeos (eles são de curta duração).

b. A dupla deve esquematizar as ideias centrais dos vídeos. Os alunos podem conferir orientações básicas sobre como fazer um esquema na aula "O DIP e a função política do rádio no governo de Getúlio Vargas", disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914

c. Posteriormente, as duplas devem apresentar as ideias centrais dos vídeos, de acordo com os esquemas elaborados, para os demais colegas da turma.

 

Professor,

Confira, abaixo, sugestões de outros materiais que os alunos poderão consultar nesta etapa de retomada dos aspectos centrais da II Guerra Mundial:

 

1. Série Especial produzida pela Revista Veja, com textos, animações, imagens, filmes e sons:

Veja Especial

http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html. Acesso em 19/05/2013

2.  Mapas Animados da Segunda Guerra Mundial

Mapa animado

http://blog.brasilacademico.com/2012/07/mapa-animado-da-segunda-guerra-mundial.html. Acesso em 19/05/2013

 

Atividade 3 

Produção de Painéis

Montagem e exposição de imagens sobre a Segunda Guerra Mundial

 

Como conclusão das atividades, realizadas neste módulo, proponha aos alunos a montagem e exposição de imagens relativas à II Guerra Mundial, por meio da produção de painéis. Confira as orientações:

a. Divida os alunos em 04 grupos e sorteie para cada grupo um dos temas abaixo:

  1. As principais causas da eclosão da Segunda Guerra Mundial
  2. O Holocausto
  3. A bomba atômica e a destruição de Hiroshima e Nagasaki
  4. Sem vencedores: as consequências da guerra para o mundo

b. Cada grupo deverá selecionar imagens relacionadas ao tema sorteado e organizá-las em um painel com legendas, pequenos textos e questões reflexivas fundamentadas pelas leituras e atividades desenvolvidas nos itens 1 e 2.

c. Os painéis deverão ser expostos nos corredores da escola ou no pátio do recreio, para que possam ser socializados com outras turmas. O tema geral da exposição será A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL e os subtemas estão indicados no item a.

 

Módulo 2 - O governo Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Atividade 1

Para que os alunos possam compreender a relação do governo Vargas com os países aliados e os países do Eixo e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, inicialmente a proposta é que eles, divididos em duplas, entrem em contato com o material organizado pelo Jornal Estadão na internet, o qual inclui documentos, depoimentos, fotos, vídeos e infográfico:

 

Brasil em armas
Estadão

http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013

 

Orientações para a atividade:

a. Para esta atividade as duplas precisarão de um computador com acesso à internet.

b. Acessar o link indicado e percorrer cada um dos tópicos, fazendo uma leitura atenta de todas as fontes.

c. Fazer um resumo, por escrito, das principais ideias contidas nas fontes.

d. Os alunos não devem perder de vistas as duas questões centrais do estudo, na leitura e interpretação dos tópicos:

  • Qual a política adotada por Getúlio Vargas em relação aos países do eixo e aos países aliados na Segunda Guerra Mundial?
  • Como se caracterizou a participação do Brasil na guerra?

e. Após o trabalho de leitura e interpretação das fontes, disponha os alunos em um círculo para que as duplas possam socializar e debater as principais ideias organizadas nos resumos. Nesta etapa, o professor deverá esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.

Atenção!

O item "Ouça músicas criadas durante a guerra" não deve ser trabalhado nesta atividade, pois ele será objeto particular de análise no Módulo 4.

 

Atividade 2

SEMINÁRIO

 

A proposta para esta aula é um seminário de textos, a partir dos quais os alunos possam aprofundar as suas reflexões e socializar as suas conclusões com os colegas, a respeito da política de Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

O Seminário é uma dinâmica muito rica, porque tem como uma de suas principais finalidades a socialização de informações e conclusões em torno de um tema de estudo. 

 

Orientações para a realização do Seminário:

a. Divida os alunos em 4 grupos e atribua a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão.

b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo e as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.

c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação.  Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que os alunos compreendam bem as ideias principais do texto e as apresente em uma fala espontânea.

d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor. 

e. Sugestão de textos para o Seminário e seus respectivos links

Texto 1 - Como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial?

"No dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas."

Leia o texto na íntegra em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml

 

Texto 2 - Força Expedicionária Brasileira: brasileiros lutaram na 2a Guerra Mundial

"O Brasil teve uma participação efetiva na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o envio, para os campos de batalha, de uma força militar conhecida como Força Expedicionária Brasileira (FEB). Este grupo, que no total chegou a reunir cerca de 25 mil homens, participou, junto com os Aliados (Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética), de combates na Itália travados contra países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)".

Leia o texto na íntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/forca-expedicionaria-brasileira-brasileiros-lutaram-na-2-guerra-mundial.htm

 

Texto 3 - Brasil na Segunda Guerra - Vargas e Hitler: ditador brasileiro preferia a neutralidade

"As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio VargasAdolf Hitler e Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da época, instituída por Salazar em Portugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra".

Leia o texto na íntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutralidade.htm

 

Texto 4 - A cobra fumou na Itália: os alicerces do cotidiano dos pracinhas brasileiros no front

"A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi o conflito armado mais intenso do século XX. Além de dezenas de países terem se envolvido diretamente, muitos outros foram forçados a tomar parte da guerra. Divididos em Aliados e Eixo, países de todo o mundo enfrentaram-se, resultando na morte de milhões de pessoas e profundas mudanças no cotidiano do mundo inteiro".

Leia o texto na íntegra em: http://www.cesjf.br/cesjf/revistas/cesrevista/edicoes/2009/HIST2009_a_cobra_fumou.pdf

 

f. Professor, acima foram indicados textos disponíveis na internet, entre vários outros que podem ser selecionados pelos grupos. Mas, evidentemente, os alunos também podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Seminário para aprofundarem suas reflexões.

 

Fichamento dos textos do Seminário pelos alunos

g. Inicialmente, oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e o fichamento dos mesmos.

1. Confira as dicas para um bom fichamento em material disponível no site do Portal do Professor, no link indicado abaixo:

FICHAMENTO

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10. Acesso em 19/05/2013

2. Os alunos deverão selecionar as três opções disponíveis no material e fazer uma boa leitura das orientações, antes de iniciar o fichamento do texto.

  • Quando utilizar os fichamentos
  • Como elaborar fichamentos
  • Tipos de fichamentos: diferenças

3. Depois de elaborado o fichamento, os alunos deverão socializar as suas anotações com os demais colegas do grupo. As anotações feitas no fichamento serão fundamentais para subsidiar o Seminário que será apresentado pelos grupos aos colegas da turma.

Professor,

Para que os alunos façam um bom fichamento dos textos propostos, é importante que você tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, faça uma leitura dos seguintes textos:

Alguns procedimentos de apoio à leitura. Link para acesso ao texto:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/alguns-procedimentos-apoio-leitura-532656.shtml

Projeto de formação de professores 1º módulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto:

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-formacao-professores-procedimentos-leitura-trio-gestor-diretor-escolar-supervisor-ensino-532517.shtml?page=all

 

Apresentação do Seminário

 

h. Após o trabalho de leitura, interpretação e fichamento das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.

i. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, áudio, vídeos etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.

Confira o tutorial sobre “Como elaborar um seminário” proposto pelo professor Adilton Luis Martins:

Seminário

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YXRKnbDRd4I. Acesso em 19/05/2013

 

Módulo 3 - A experiência dos pracinhas brasileiros através da música

A proposta para a culminância das atividades desta aula é que os alunos façam um trabalho de audição e análise de músicas atribuídas aos pracinhas brasileiros, as quais falam da experiência vivenciada por eles na Segunda Guerra Mundial.

MUSICA

http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013

Roteiro para a atividade:

a. Divida os alunos em 04 grupos. Para esta atividade os grupos precisarão de computadores com acesso à internet.

b. Os alunos devem acessar o link http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,pracinhas-brasileiros-criaram-musicas-durante-a-guerra-ouca,921577,0.htm. Nele, eles encontrarão as quatro músicas indicadas abaixo. Cada grupo trabalhará com uma delas.

1. Tedeschi Portare Via

Autor e intérprete:

José Pereira dos Santos

2. Cobra não fuma (É só pena que voa)

Autor e intérprete:

Malagueta

3. Sorrindo e cantando

Autor e intérprete:

Pieri Junior

4. Pro brasileiro, alemão é sopa

Autor e intérprete:

Natalino Cândido da Silva

Passei um carnaval fora do Brasil

Deitando, enrolando, empunhando o meu fuzil

Passei um carnaval fora do Brasil

Deitando, enrolando, empunhando meu fuzil

O mais engraçado de lá

Era quando o povo dizia:

Tedeschi, portare via

Tedeschi, portare via


Eu pulava e saltava naquela confusão

Quando ouvia o ronco do canhão

Mulheres e crianças gritavam com alegria:

Tedeschi, andare via

Tedeschi, andare via

Cobra não fuma

Cobra não fuma
É impossível,
É mesmo incrível,
Cobra nunca fumou
Mas quando o tedesco se meteu
O cachimbo ela acendeu
E foi só pena que voou 
(bis)

Caiu Castelo
Vai ser dura agora a cana
Vou deixar a italiana
Noutras terra vou parar
Mas quando enfim a turma entrar lá em Berlim
É, é só pena que vai voar

Cobra não fuma (...)

Eu só espero que termine com esta guerra
Pra voltar à boa terra
Onde eu vou desembarcar
Que andando à toa
Eu só faço alguma boa
É, é só pena que vai voar

Cobra não fuma (...)

Sorrindo e cantando podemos levar

O nosso pelotão ao apogeu

Temos muita fé em Deus

Pois o maior adversário, ele não temeu

Sorrindo e cantando...


Não queremos desfazer de ninguém

Mas tem que ser o valor dá-se pra quem tem

Cantamos com orgulho, falamos sem paixão

Somos todos da 8a. do primeiro pelotão


Sorrindo e cantando...


É o famoso pelotão de Nenê

Que os avanços são pra ele de colher

Os seus comandantes de grupo suas missões sabem pôr

E o sargento auxiliar e outro orientador


Sorrindo e cantando

Você já viu, Iaiá

Você já viu, Iaiá

No front a Lurdinha cantar


A turma tem que ficar atenta para escutar

É a voz da metralha, vamos atacar

A voz do comando é firme e segura

A turma avança, ninguém tem “paura”

Mas deles corre, corre, deixa até a roupa

Pro brasileiro, alemão é sopa

Links para o áudio das músicas (Acesso em 19/05/2013)

1. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=C92D182981C548A7B09F4D0982F5346A

2. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=D1032B14A0AE4E229CB016BBE8D67790

3. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=9EC43097D94A4867AB2E0F9F28D40495

4. http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=CD76BE8418BA4545A697D860CAB31B46

c.  As músicas foram gravadas em 1945, na Itália. Cada grupo deverá ouvir atentamente a canção indicada (ou sorteada) para o seu grupo.

d. Utilizando as fontes trabalhadas na aula e outras que julgarem necessário consultar, os alunos devem fazer um trabalho de interpretação das letras:

  • Quais as ideias centrais da letra
  • Qual o significado do título
  • Como as letras das canções podem contribuir para uma reflexão sobre as experiências dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

 

e. As interpretações das letras pelos grupos devem ser socializadas entre todos os alunos. Na apresentação, cada grupo deve colocar o áudio da canção e, em seguida, fazer a interpretação da letra. Também é importante buscar, se possível, dados sobre os compositores e intérpretes das músicas para informar aos colegas.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Brasil na Segunda Guerra Mundial. http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm

Som na caixa: o Brasil na guerra. http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_cat.php?page=3

Vídeo: Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Programa da UFPR TV. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16585

Brasil na Segunda Guerra - Primeiros anos: da netralidade ao rompimento com o Eixo. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---primeiros-anos-da-neutralidade-ao-rompimento-com-o-eixo.htm

Links do Portal do Professor:

Aulas:

O Brasil e a segunda guerra mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31768

"Rosa de Hiroshima": tragédia no Japão durante a Segunda Guerra Mundial - UCA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30481

A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27397

Site Temático:

Guerras e Conflitos. http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/

Todos os links foram acessados em 19/05/2013.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa da proposta didática, a partir das estratégias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.