24/05/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Retomada dos aspectos centrais relacionados à eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Para que seja possível discutir sobre a relação do governo de Getúlio Vargas com os países aliados e os países do eixo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e como foi a participação do Brasil na guerra, que é o objetivo central desta proposta, é preciso retomar/rememorar com os alunos, inicialmente, os aspectos centrais relacionados à eclosão e ao desenvolvimento do conflito bélico, tema estudado anteriormente por eles. Assim, para iniciar as atividades deste módulo, proponha aos alunos a revisão do conteúdo, a partir das atividades indicadas:
Leitura e interpretação de texto/resumo sobre a II Guerra Mundial
II Guerra Mundial "A primeira guerra apenas preparou as nações para a grande guerra de 1939. Os países vencedores da primeira guerra adotaram um comportamento revanchista, principalmente a França em relação à Alemanha. Os vencidos não conseguiam se reerguer devido a indenizações que tinham que pagar e reparações devidas, o que levou a surgirem movimentos como o fascismo e o nazismo. Os tratados de paz só se mantiveram enquanto a França tinha a supremacia militar na Europa. A Sociedade das Nações não atingiu seus objetivos e com a crise de 1929, as coisas ainda se tornaram mais difíceis". Texto disponível em Site Temático do Portal do Professor: Link: http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/ii-guerra-mundial/. Acesso em 19/05/2013 |
a. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:
b. Antes da discussão coletiva do texto, os alunos devem encaminhar as dúvidas para o professor que deve organizá-las e agrupá-las para, em momento oportuno, discuti-las com os alunos.
c. Os alunos devem ser colocados em círculo para que façam a discussão do texto, a partir de suas anotações. As dúvidas, já organizadas, serão lidas pelo professor e discutidas por todo o grupo.
Vídeos organizados pela National Geographic Channel: Redescobrindo a Segunda Guerra
http://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra. Acesso em 19/05/2013
Orientações para a atividade:
a. O site disponibiliza vários vídeos relacionados à Segunda Guerra Mundial. Divida os alunos em duplas e proponha que cada dupla fique responsável por assistir dois vídeos (eles são de curta duração).
b. A dupla deve esquematizar as ideias centrais dos vídeos. Os alunos podem conferir orientações básicas sobre como fazer um esquema na aula "O DIP e a função política do rádio no governo de Getúlio Vargas", disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914
c. Posteriormente, as duplas devem apresentar as ideias centrais dos vídeos, de acordo com os esquemas elaborados, para os demais colegas da turma.
Professor,
Confira, abaixo, sugestões de outros materiais que os alunos poderão consultar nesta etapa de retomada dos aspectos centrais da II Guerra Mundial:
1. Série Especial produzida pela Revista Veja, com textos, animações, imagens, filmes e sons:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html. Acesso em 19/05/2013 |
2. Mapas Animados da Segunda Guerra Mundial
http://blog.brasilacademico.com/2012/07/mapa-animado-da-segunda-guerra-mundial.html. Acesso em 19/05/2013 |
Produção de PainéisMontagem e exposição de imagens sobre a Segunda Guerra Mundial |
Como conclusão das atividades, realizadas neste módulo, proponha aos alunos a montagem e exposição de imagens relativas à II Guerra Mundial, por meio da produção de painéis. Confira as orientações:
a. Divida os alunos em 04 grupos e sorteie para cada grupo um dos temas abaixo:
b. Cada grupo deverá selecionar imagens relacionadas ao tema sorteado e organizá-las em um painel com legendas, pequenos textos e questões reflexivas fundamentadas pelas leituras e atividades desenvolvidas nos itens 1 e 2.
c. Os painéis deverão ser expostos nos corredores da escola ou no pátio do recreio, para que possam ser socializados com outras turmas. O tema geral da exposição será A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL e os subtemas estão indicados no item a.
Para que os alunos possam compreender a relação do governo Vargas com os países aliados e os países do Eixo e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, inicialmente a proposta é que eles, divididos em duplas, entrem em contato com o material organizado pelo Jornal Estadão na internet, o qual inclui documentos, depoimentos, fotos, vídeos e infográfico:
http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013
Orientações para a atividade:
a. Para esta atividade as duplas precisarão de um computador com acesso à internet.
b. Acessar o link indicado e percorrer cada um dos tópicos, fazendo uma leitura atenta de todas as fontes.
c. Fazer um resumo, por escrito, das principais ideias contidas nas fontes.
d. Os alunos não devem perder de vistas as duas questões centrais do estudo, na leitura e interpretação dos tópicos:
e. Após o trabalho de leitura e interpretação das fontes, disponha os alunos em um círculo para que as duplas possam socializar e debater as principais ideias organizadas nos resumos. Nesta etapa, o professor deverá esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
Atenção! |
O item "Ouça músicas criadas durante a guerra" não deve ser trabalhado nesta atividade, pois ele será objeto particular de análise no Módulo 4.
SEMINÁRIO |
A proposta para esta aula é um seminário de textos, a partir dos quais os alunos possam aprofundar as suas reflexões e socializar as suas conclusões com os colegas, a respeito da política de Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
O Seminário é uma dinâmica muito rica, porque tem como uma de suas principais finalidades a socialização de informações e conclusões em torno de um tema de estudo.
Orientações para a realização do Seminário:
a. Divida os alunos em 4 grupos e atribua a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão.
b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo e as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.
c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação. Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que os alunos compreendam bem as ideias principais do texto e as apresente em uma fala espontânea.
d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.
e. Sugestão de textos para o Seminário e seus respectivos links:
Texto 1 - Como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial? "No dia 1º de setembro de 1939, as forças nazistas alemãs de Adolf Hitler invadiram a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial. O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. Na época, o presidente da República era Getúlio Vargas." Leia o texto na íntegra em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/como-foi-participacao-brasil-segunda-guerra-mundial-495726.shtml |
Texto 2 - Força Expedicionária Brasileira: brasileiros lutaram na 2a Guerra Mundial "O Brasil teve uma participação efetiva na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o envio, para os campos de batalha, de uma força militar conhecida como Força Expedicionária Brasileira (FEB). Este grupo, que no total chegou a reunir cerca de 25 mil homens, participou, junto com os Aliados (Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética), de combates na Itália travados contra países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)". Leia o texto na íntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/forca-expedicionaria-brasileira-brasileiros-lutaram-na-2-guerra-mundial.htm |
Texto 3 - Brasil na Segunda Guerra - Vargas e Hitler: ditador brasileiro preferia a neutralidade "As semelhanças entre as ditaduras de Getúlio Vargas, Adolf Hitler e Benito Mussolini já foram apontadas por muitos historiadores. O próprio nome Estado Novo foi tirado de outra ditadura europeia da época, instituída por Salazar em Portugal, país que se manteve oficialmente neutro durante a Segunda Guerra". Leia o texto na íntegra em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutralidade.htm |
Texto 4 - A cobra fumou na Itália: os alicerces do cotidiano dos pracinhas brasileiros no front "A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi o conflito armado mais intenso do século XX. Além de dezenas de países terem se envolvido diretamente, muitos outros foram forçados a tomar parte da guerra. Divididos em Aliados e Eixo, países de todo o mundo enfrentaram-se, resultando na morte de milhões de pessoas e profundas mudanças no cotidiano do mundo inteiro". Leia o texto na íntegra em: http://www.cesjf.br/cesjf/revistas/cesrevista/edicoes/2009/HIST2009_a_cobra_fumou.pdf |
f. Professor, acima foram indicados textos disponíveis na internet, entre vários outros que podem ser selecionados pelos grupos. Mas, evidentemente, os alunos também podem e devem consultar livros e revistas que tratem do tema do Seminário para aprofundarem suas reflexões.
Fichamento dos textos do Seminário pelos alunos |
g. Inicialmente, oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta dos textos indicados e o fichamento dos mesmos.
1. Confira as dicas para um bom fichamento em material disponível no site do Portal do Professor, no link indicado abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10. Acesso em 19/05/2013
2. Os alunos deverão selecionar as três opções disponíveis no material e fazer uma boa leitura das orientações, antes de iniciar o fichamento do texto.
3. Depois de elaborado o fichamento, os alunos deverão socializar as suas anotações com os demais colegas do grupo. As anotações feitas no fichamento serão fundamentais para subsidiar o Seminário que será apresentado pelos grupos aos colegas da turma.
Professor, Para que os alunos façam um bom fichamento dos textos propostos, é importante que você tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, antes de propor a atividade aos alunos, faça uma leitura dos seguintes textos: Alguns procedimentos de apoio à leitura. Link para acesso ao texto: Projeto de formação de professores 1º módulo: Grifos e Fichamentos. Link para acesso ao texto: |
Apresentação do Seminário |
h. Após o trabalho de leitura, interpretação e fichamento das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.
i. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, áudio, vídeos etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.
Confira o tutorial sobre “Como elaborar um seminário” proposto pelo professor Adilton Luis Martins:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YXRKnbDRd4I. Acesso em 19/05/2013 |
A proposta para a culminância das atividades desta aula é que os alunos façam um trabalho de audição e análise de músicas atribuídas aos pracinhas brasileiros, as quais falam da experiência vivenciada por eles na Segunda Guerra Mundial.
http://topicos.estadao.com.br/o-brasil-em-armas. Acesso em 19/05/2013
Roteiro para a atividade:
a. Divida os alunos em 04 grupos. Para esta atividade os grupos precisarão de computadores com acesso à internet.
b. Os alunos devem acessar o link http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,pracinhas-brasileiros-criaram-musicas-durante-a-guerra-ouca,921577,0.htm. Nele, eles encontrarão as quatro músicas indicadas abaixo. Cada grupo trabalhará com uma delas.
1. Tedeschi Portare Via Autor e intérprete: José Pereira dos Santos |
2. Cobra não fuma (É só pena que voa) Autor e intérprete: Malagueta |
3. Sorrindo e cantando Autor e intérprete: Pieri Junior |
4. Pro brasileiro, alemão é sopa Autor e intérprete: Natalino Cândido da Silva |
Passei um carnaval fora do Brasil Deitando, enrolando, empunhando o meu fuzil Passei um carnaval fora do Brasil Deitando, enrolando, empunhando meu fuzil O mais engraçado de lá Era quando o povo dizia: Tedeschi, portare via Tedeschi, portare via Quando ouvia o ronco do canhão Mulheres e crianças gritavam com alegria: Tedeschi, andare via Tedeschi, andare via |
Cobra não fuma Cobra não fuma |
Sorrindo e cantando podemos levar O nosso pelotão ao apogeu Temos muita fé em Deus Pois o maior adversário, ele não temeu Sorrindo e cantando... Mas tem que ser o valor dá-se pra quem tem Cantamos com orgulho, falamos sem paixão Somos todos da 8a. do primeiro pelotão Que os avanços são pra ele de colher Os seus comandantes de grupo suas missões sabem pôr E o sargento auxiliar e outro orientador |
Você já viu, Iaiá Você já viu, Iaiá No front a Lurdinha cantar É a voz da metralha, vamos atacar A voz do comando é firme e segura A turma avança, ninguém tem “paura” Mas deles corre, corre, deixa até a roupa Pro brasileiro, alemão é sopa |
c. As músicas foram gravadas em 1945, na Itália. Cada grupo deverá ouvir atentamente a canção indicada (ou sorteada) para o seu grupo.
d. Utilizando as fontes trabalhadas na aula e outras que julgarem necessário consultar, os alunos devem fazer um trabalho de interpretação das letras:
e. As interpretações das letras pelos grupos devem ser socializadas entre todos os alunos. Na apresentação, cada grupo deve colocar o áudio da canção e, em seguida, fazer a interpretação da letra. Também é importante buscar, se possível, dados sobre os compositores e intérpretes das músicas para informar aos colegas.
Para alunos e professores:
Brasil na Segunda Guerra Mundial. http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm
Som na caixa: o Brasil na guerra. http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_cat.php?page=3
Vídeo: Brasil e a Segunda Guerra Mundial. Programa da UFPR TV. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16585
Brasil na Segunda Guerra - Primeiros anos: da netralidade ao rompimento com o Eixo. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---primeiros-anos-da-neutralidade-ao-rompimento-com-o-eixo.htm
Links do Portal do Professor:
Aulas:
O Brasil e a segunda guerra mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31768
"Rosa de Hiroshima": tragédia no Japão durante a Segunda Guerra Mundial - UCA. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30481
A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27397
Site Temático:
Guerras e Conflitos. http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/
Todos os links foram acessados em 19/05/2013.
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa da proposta didática, a partir das estratégias desenvolvidas e dos recursos utilizados. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.
Cinco estrelas 2 classificações
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17/10/2013
Cinco estrelasExcelente, muito obrigada.
12/06/2013
Cinco estrelasmuito interessante e instigante!